PAND-EMMYS 2020: As novidades e principais vencedores da premiação

Por Communicare

Como a pandemia da COVID-19 afetou o Emmy, que adaptou as premiações às medidas de distanciamento social de forma leve e sem perder sua relevância. 

Giovanna Abelha

O Emmy 2020, transmitido no dia 20 de setembro, foi histórico em diversos sentidos. A 72ª edição da famosa premiação de produções televisivas foi, pela primeira vez, realizada virtualmente por conta da COVID-19. 

O tradicional tapete vermelho, que precede a apresentação, não pôde ser realizado da forma convencional e os famosos, que aguardavam o evento de suas casas, trajavam desde looks glamourosos até pijamas confortáveis. Até mesmo a entrega das estatuetas foi antecipadamente pensada e equipes aguardavam na casa dos nomeados para que os prêmios fossem entregues simultaneamente. Por conta disso, perder em alguma categoria significava ver a equipe deixando sua casa dando um singelo “tchauzinho”, como mostrou Ramy Youssef em um vídeo postado em seu Twitter após perder nas categorias de comédia.

 Foto: Reprodução/Twitter

Além disso, de forma muito significativa, algumas personalidades tiveram um espaço importante para contar suas histórias e levantar questionamentos sobre a visibilidade negra na sociedade e na indústria cinematográfica. 

Entre as categorias da noite, os artistas negros representaram mais de 34% entre os 102 nomeados, tendo uma presença 19% maior que a em 2019 e 27% maior que a em 2018. As diretoras mulheres também tiveram mais destaque, aparecendo em todas as categorias de direção nesta edição e totalizando mais de 33% das nomeações. Por fim, a comunidade LGBTQIA+ recebeu destaque importante, com séries centradas na temática Queer recebendo mais de 70 nomeações entre as diversas categorias e as personalidades desse grupo somaram 13 nomeações em categorias de atuação.

Foto: Reprodução/Television Academy

Mas além de toda a representatividade eloquente, o Emmy ainda foi recheado de produções excepcionais. A série Watchmen (HBO) foi a que mais apareceu na lista de nomeações, 26 no total, seguida pelas séries The Marvelous Mrs. Maisel (Amazon), Succession (HBO), Ozark (Netflix) e The Mandalorian (Disney Plus), que apareceram, respectivamente 20, 18, 18 e 15 vezes. 

Watchmen, venceu em 4 das categorias a que foi nomeado, recebendo o prêmio de Melhor Minissérie e Melhor Atriz em Minissérie/Telefilme para Regina King. Succession, também recebeu 4 estatuetas e venceu a categoria de Melhor Série Dramática. 

Entre as outras categorias principais, o evento ainda premiou Zendaya como Melhor Atriz em Série Dramática por Euphoria, Rupaul’s Drag Race como Melhor Programa de Competição e Bad Education como Melhor Telefilme. 

Foto: Reprodução/Television Academy

Embora o Emmy 2020 pudesse ter acabado com cara de reunião remota, todos os envolvidos na premiação conseguiram entregar um evento que pouco perdeu para as edições anteriores. 

E você, assistiu à edição do Emmy 2020? As séries para as quais estava torcendo venceram em alguma categoria? Diz aqui nos comentários o que achou do evento!