Porque usar o e-mail marketing

Por Communicare

Por Julia Barduco

O e-mail marketing pode alavancar seu engajamento e facilitar a venda do seu produto.

 Imagem: Stephen Phillips

O email marketing nada mais é que uma forma de comunicação com um lead, cliente ou contato. É uma estratégia de Marketing de Conteúdo que se utiliza de ferramentas de disparo de e-mails para contatar um público, enviando-lhe diversos conteúdos, sejam eles newsletters, promoções ou emails transacionais.

Essa estratégia, porém, não deve ser confundida com o spam, geralmente enviados em e-mails mal estruturados e para internautas aleatórios, sem que eles sejam de base de leads, da qual falaremos mais adiante. 

O email marketing, diferente do spam, é feito de acordo com o momento em que um possível cliente se encontra no funil de vendas, analisando suas dores, de tal forma que o conteúdo só é recebido por aqueles que o acharem relevante.

Mas porque utilizar o e-mail marketing?

Todas as pessoas com conexão constante à internet possuem um endereço de email. Ele é essencial para que alguém “viva” no ambiente virtual, sendo necessário ao criar uma nova conta em redes sociais, ao comentar um post em um blog e até mesmo para conseguir acesso à conteúdos relevantes, como e-books e fazer compras.

Dessa forma, o email marketing apresenta-se como uma ferramenta de longo alcance, já que todas as pessoas online têm acesso a esse serviço. 

Além disso, as pessoas tendem a checar suas caixas de entrada diariamente, coisa que não ocorre nas redes sociais, por exemplo.

Ali, os seus possíveis clientes não sentem a necessidade de checar seu feed ou sua timeline todos os dias, o exato contrário ocorre aqui, gerando um alcance previsível: se o seu conteúdo for enviado para pessoas que o acham interessante, todas elas o consumirão.

A newsletter é uma ótima forma de trabalhar com email marketing pois gera valor ao negócio. Imagem: Pixabay

Como utilizar o email marketing ao favor de sua empresa?

  • Ofereça bons materiais.

Por ter um formato flexível, as possibilidades de conteúdo no email marketing são infinitas. 

 Você pode escrever uma newsletter, informando o que há de novo no mercado em que atua ou pode oferecer e-books e webinars gratuitamente, para que o seu lead se interesse mais pelo seu produto, pode, ainda, divulgar posts de um blog ou, de forma sutil, um novo produto de sua marca.

  • Seja criativo

Escolha o template ideal para o seu e-mail, é importante que ele tenha imagens e seja responsivo, uma vez que ninguém quer ler uma newsletter com um texto de mil palavras em Arial 12. 

 É preciso que o template traduza o que sua empresa quer passar para o cliente de forma que, ao abrir o email, ele saiba que a sua marca é a remetente.

  • Tenha um público definido

Afinal, não adianta que seu e-mail seja muito bem formatado, capaz de vender qualquer um de seus produtos e divulgue um blog constantemente alimentado se ele for enviado para as pessoas erradas, que não têm interesse naquilo que você está oferecendo.

  Dessa forma, saiba que comprar listas de e-mail está completamente fora de questão, crie uma lista de e-mails fortes com indivíduos que realmente estejam interessadas e precisam do seu negócio.

  • Não seja genérico

Além de ter uma lista de e-mails forte, é necessário que haja uma segmentação dessa lista, separando-a pela fase do funil em que cada um dos indivíduos se encontram. 

Não há vantagem em mandar conteúdo de meio de funil para alguém que está prestes a fechar um contrato ou mandar conteúdos com o objetivo de converter para aqueles que sequer conhecem o básico a respeito de seu produto.

Cases de sucesso

Até aqui você já deve ter entendido a necessidade de usar o e-mail marketing, mas se ainda está cético quanto aos seus reais resultados, continue lendo para saber de casos em que a estratégia funcionou muito bem!

  • Clube do Malte

Loja conceito da Clube do Malte em Curitiba | Imagem: Divulgação

O Clube do Malte é um e-commerce especializado em cervejas importadas, após perceber que boa parte de suas vendas se faziam pelo e-mail marketing que eram enviados à clientes que já haviam comprado online, decidiram aumentar seus esforços nesse sentido.

Dois meses depois de contratar uma nova plataforma e aumentar a lista base de leads, o negócio conseguiu vender mais que o dobro do que havia vendido até o momento. O case completo pode ser lido aqui.

  • Walk to walk

 Imagem: Divulgação

A rede holandesa de comida saudável Wok to Walk, que conta com mais de 100 lojas por todo o mundo, é um ótimo exemplo de que o e-mail marketing funciona para negócios de qualquer tamanho.

 Eles, através de um e-mail responsivo e atraente, conseguiram uma taxa de abertura de 18%, o que é considerada um desempenho bom, como é possível notar nessa matéria do Conexorama. A equipe de marketing da empresa utilizou de boletins informativos, que possibilitavam ligar para fazer um pedido e fazer perguntas.