3 dicas para impulsionar o começo da sua empresa júnior

Por Communicare

Matheus Rabelo 

Nem sempre o segredo do caminho é algo de outro mundo. 

Foto: Banco de imagens 

Se tem algo que a Communicare Jr e o MEJ sabem é que o começo não é nada fácil. Seja por não saber por onde começar, por não saber como motivar os membros ou por se sentir perdido ou perdida. 

Por isso, a nossa equipe separou três dicas que funcionaram para nós e pode funcionar para sua empresa também.

1. Diminua o número de diretorias

Quando vemos outras empresas juniores, percebemos que há diversas diretorias com funções bem definidas. E isso está certo! Porém, não é a única forma de acertar na hora de dividir seu time. Lembre-se: quantidade não é sinônimo de qualidade.

Partindo disso, estabeleça quais as principais funções dentro de uma EJ. Geralmente, as prioridades são:

  • Cuidar dos membros e tudo o que se relaciona a gestão do time 
  • Liderar e estabelecer estratégias e metas para a EJ 
  • Gerenciar o financeiro
  • Cuidar dos projetos que sua empresa tem e terá 
  • Organizar a prospecção e ter contato com os clientes
  • Gestão de marketing.

Agora, olhe atentamente e responda: existem funções que podem ser exercidas pela mesma diretoria?

Se sua resposta for “sim”, você acertou! Marketing e prospecção possuem um objetivo em comum: conseguir clientes. Sendo assim, por que não juntá-los? Ainda, mesmo dentro dessa união, é necessário separar pessoas para marketing e outra para cuidar das prospecções e clientes captados!

 Ter essa visão mais sintetizada de organização proporciona mais resultados, visto que sua equipe poderá ter um controle maior do que está fazendo. Principalmente, se forem uma empresa júnior com poucos funcionários.

2. Para engajar, não precisa de dinheiro

Engajamento é algo que se nutre ao longo dos tempos. Manter aquela faísca de animação acesa é essencial para o desempenho positivo em todas as ações da sua EJ. E não precisa de grandes prêmios ou eventos para alcançar isso. Muitas vezes, pequenas ações podem ser mais significativas.

Combine sessões de cinema com seu time. Faça torneio de jogos (seja online ou não). Projete show de talentos. Pense nas antigas, mas efetivas dinâmicas. A criatividade é o limite!

A técnica de gamefication é uma ferramenta útil para manter sua equipe a par de tudo que acontece de uma forma descontraída, rápida e eficiente. 

Quanto à premiação, pequenas bonificações podem ser proveitosas, como um dia de folga ou um período estabelecido em que a pessoa poderá utilizar um serviço de streaming.

3. Celebre todas as vitórias

Toda vitória é válida. Fechou contrato? Comemore! Bateu a meta de engajamento das redes sociais? Parabenize!

Registrar tudo o que sua empresa conseguiu é uma ótima forma de sempre recordar o impacto que sua empresa teve e tem. É como olhar um álbum de fotos de família. Sempre dá aquele quentinho no coração, né?

E uma das coisas mais importantes: antes de atingir grandes metas, precisamos passar pelas menores.

Anotou tudo aí? 

Para saber mais sobre como dar os primeiros passos ou reorganizar sua EJ, baixe o nosso e-book “Branding Para Empresa Juniores”. 

Desenvolver o branding logo no início é crucial, pois é a partir dele que o seu público criará a percepção sobre o que é a sua empresa. Com isso mente, estabeleça métodos para que seu branding seja ainda mais marcante e diga o porquê da sua empresa existir.