Marketing no WhatsApp: o que é e como utilizar

Por Communicare

Por Izabella Araujo

O WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil. Estima-se que o aplicativo esteja presente na vida de 120 milhões de brasileiros e que eles o utilizem para diversos fins: conversas informais, contatos profissionais, busca de informações, divulgações, vendas e marketing. 

Pensando nas empresas que querem estreitar relações com o cliente e fornecer um rápido e eficiente atendimento ao consumidor, o WhatsApp Business foi criado e com ele a oportunidade de fazer um Marketing bom e gratuito para a sua empresa. 

Fonte: Banco de Imagens

O que é?

Investir em Marketing Digital é imprescindível para a divulgação de uma empresa e, utilizar o WhatsApp para alavancar suas vendas é uma mão na roda. 

 Marketing no WhatsApp é uma ferramenta ideal para pequenos negócios que não possuem dinheiro para grandes investimentos na divulgação e precisam de resultados rápidos.

 A principal vantagem é que o WhatsApp Business é gratuito e qualquer empresa pode ter o seu. Além disso, a familiaridade do cliente com o aplicativo independente da idade é um grande diferencial, o que torna o seu alcance ainda maior. 

Negócios, Risco, Sorte, Gráfico, Seta, Riqueza

Fonte: Banco de Imagens

Lançado em 18 de janeiro de 2018, o WhatsApp Business veio com o objetivo de ajudar empresas a melhorar o engajamento e fornecer um contato mais próximo com o cliente, já que a resposta pode ser imediata. Ele atende o cliente que não gosta de conversar através de ligação e acha burocrático buscar informações por um e-mail de contato.

 Diferente da versão comum do aplicativo, o perfil empresarial apresenta funcionalidades específicas onde você acrescenta informações do seu negócio:

  • E-mail para contato;
  • Site;
  • Número para contato;
  • Horário de funcionamento.

Funções oferecidas no WhatsApp Business 

Catálogo: além das funcionalidades básicas para a apresentação do seu negócio, o WhatsApp Business possui a função Catálogo, na qual podem ser adicionados os seus serviços oferecidos e produtos com o preço, fotos e descrição.

Link curto: outra funcionalidade é o link curto, que pode ser compartilhado facilmente. Ao clicar no link, o cliente será redirecionado à uma conversa com a empresa no WhatsApp.

Ferramenta de mensagens: por fim, a Ferramenta de mensagens é ótima para ocasiões em que a empresa não possa responder rapidamente. As mensagens são preparadas com antecedência e o cliente recebe ao iniciar uma conversa no canal de comunicação. Alguns exemplos são as mensagens de saudação (enviada automaticamente e o cliente já é respondido assim que entra em contato), ausência (acionada quando a empresa não estiver em horário de funcionamento para responder o cliente) e a opção respostas rápidas (acionada para as perguntas mais comuns). 

Como utilizar o WhatsApp Business:

Separamos algumas dicas para que você utilizar esse aplicativo da melhor maneira e aumentar o engajamento da sua empresa com o WhatsApp Business. Confira:

Tom de comunicação: o WhatsApp é um aplicativo que as pessoas utilizam no dia a dia para se comunicar de maneira rápida e eficiente, sem muita enrolação. Por isso, não mande textos muito grandes, tenha um tom de comunicação amigável e, dependendo da maneira que o cliente se comunica, você pode até mandar algum meme, mas sempre com moderação;

Não mande correntes: enviar correntes no WhatsApp pode ser péssimo para a reputação da empresa e até mesmo irritar algum cliente. Por isso, evite.

Não encha o cliente com propagandas: o WhatsApp é mais íntimo do que um e-mail ou um SMS. Por isso, é necessário respeitar o espaço do cliente na hora da divulgação da sua empresa e mandar poucas propagandas. A divulgação deve ser feita apenas para as pessoas que já entraram em contato ou permitiram de alguma maneira o canal de comunicação através de algum cadastro. Assim, você evitará que as suas mensagens sejam consideradas SPAM. Dê preferência para a divulgação de ofertas.

Não deixe o seu cliente esperando: é importante que o seu cliente receba uma resposta rápida para que o Marketing no WhatsApp faça sentido. Para melhorar a rapidez das respostas, utilize a Ferramenta de mensagens e tenha um celular com o WhatsApp apenas para a função de responder clientes.

Tenha uma estratégia de Marketing: é muito importante que você utilize o WhatsApp com alguma estratégia para aumentar o seu engajamento. Separar os melhores horários, preparar artes para as propagandas e planejar o que você vai enviar com antecedência são algumas estratégias. Se necessário, contrate alguma empresa para gerenciar as suas mídias sociais.

Listas de transmissão: essa ferramenta oferecida pelo aplicativo é muito boa para o envio de mensagens personalizadas para até 256 usuários. Sabe aquela promoção imperdível que a sua empresa está ofertando? Por que não informar ao seu cliente que ela está acontecendo? Porém, lembre-se que a frequência de transmissão de propagandas e promoções deve ser baixa.

Na tela no computador: se for a preferência da empresa, o Web WhatsApp permite que o atendimento seja feito pela tela do seu computador ou notebook. 

Agora, com todas essas dicas a sua empresa está mais preparada para ter um bom Marketing pelo WhatsApp. Caso queira se aprofundar ainda mais no assunto, clique aqui e assista nosso vídeo onde falamos ainda mais sobre essa estratégia de marketing. Boas vendas!